quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Introdução do Barroco

O movimento barroco surge no Brasil com a chegada de colonizadores, missionários católicos e jesuítas, quando já se haviam passado cerca de cem anos da presença dos europeus no território. Nesta época, já haviam na colônia portuguesa uma população suficientemente grande para a criação de vilas, onde os residentes destas vilas viviam em luta para estabelecer uma economia auto-sustentável, além de terem que se preucupar com “invasões” indígenas. Neste contexto, floresceu o barroco no Brasil, num terreno de luta, sofrimento e incerteza, mas também num território onde houve muita paixão, coragem e religiosidade, e não menos deslumbramento diante da paisagem magnífica, sentimento declarado pelos colonizadores europeus e também pelos que aqui nasceram.

O poema épico Prosopopéia de Bento Teixeira, é um dos marcos iniciais do barroco no Brasil, porém, esse reflexo europeu é bem mais aparente nos poemas de Gregório de Matos e nos sermões do Padre Antonio Vieira. Não podemos no esquecer também de como ele foi manifestado através das esculturas de Aleijadinho e das pinturas do Mestre Ataíde.

(Obs.:É necessário lembrarmos que o Barroco Brasileiro era meramente um eco Europeu, pois não havia circulação aparente das obras, ou seja, não havia escola literária. Além disto, o contexto econômico em que o barroco se desenvolveu na colônia era completamente diferente daquele que lhe dera origem na Europa. Aqui o ambiente era de pobreza e escassez, com tudo ainda "por fazer", diferente das escuturas e da arquitetura européia, que eram muito mais sofisticadas e esbanjavam ouro e riqueza).

Nenhum comentário: