quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Características do Barroco no Brasil que viraram tradição

Não é necessariamente culpa do Barroco, vindo na época colonial, que atualmente ainda vivemos na dúvida entre a vida, o agora ou a eternidade, também não é necessariamente culpa do Barroco que muitas vezes nos vemos angustiados diante de tantas incertezas. O homem, atualmente, continua à buscar pela conciliação entre opostos, um exemplo na sociedade de hoje, é o fato de as pessoas quererem ser independentes e ao mesmo tempo encontrarem o amor da vida delas...ou seja, criar dependência de um sentimento amoroso ou de alguém.
Algo que pode talvez ser considerado uma tradição barroca, é o fato de atualmente não nos limitarmos tanto aos nossos medos e criticarmos mais a sociedade onde vivemos, as autoridades, assim como Gregório.
A Literatura, as esculturas de Aleijadinho e as pinturas do Mestre Ataíde podem se dizer tradições também, pois pertencem à história da literatura e da arte brasileira, e o Barroco no Brasil possuiu um “traço” diferente comparado com o barroco europeu, de caráter erudito, cortesão, sofisticado e sobretudo branco, apesar de todo ouro nas igrejas, pois muita coisa é de execução tecnicamente tosca, feita por mão escrava ou morena. Mas esse rosto impuro, mestiço, é que o torna tão único e inestimável.

Nenhum comentário: